Lilypie 3rd Birthday Ticker Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, fevereiro 28, 2006

Que bom...


5 dias inteiros...
Foi este o tempo que estiveste com os papás, 5 dias seguidos.
Fomos já na sexta-feira para o monte dos avós e aí ficámos até ontem à tardinha. Embora saiba a pouco, e sabe sempre, foi tão bom...
Brincámos tanto todos juntos, viste os passarinhos que voavam apressados, as árvores que abanavam como que a dizer adeus quando passávamos, foste tirar água da fonte com os avós, fartaste-te de andar pelo campo fora e até ajudaste a levar o carrinho de mão!
Fomos também ao parque infantil onde gostaste muito de um balancé que era feito de patinhos.. viravas-te para mim e dizias.."tá,tá" que na tua lingua quer dizer "quá,quá" ;)
Também te mascarámos, o ano passado foi de pirata, este ano foi de arlequim. És um vaidoso, mal vias o fato ficavas logo com uma riso malandreco e todo empolgado para o vestires! Depois ias ver-te ao espelho até porque este ano tiveste direito a uma lágrima pintada. Tão lindinho... :)
Hoje fomos brincar contigo mascarado até Belém onde andavam tantos meninos mascarados e levámos a bola para dares uns toques mas tu gostavas mesmo é de ir para a linha do comboio! Tivémos que andar sempre a correr atrás de ti porque já és todo despachado e sabes bem onde queres ir...
Mas para mim o melhor destes dias foi teres oferecido à mamã a primeira flor... um botão de rosa que vou guardar sempre junto a mim. Chegaste a sorrir, afogueado de tanto andar e disseste "Dá!" e eu claro derreti-me toda ao ver a tua mãozinha estendida para mim...
São estes momentos mágicos que vou ter comigo quando cresceres, quando olhar para ti vou ver sempre o meu bebé, o meu pipoquita tão querido da mamã...

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Adoro...

Adoro quando acordas
O modo como sorris
Um sorriso malandreco
De criança tão feliz

Adoro quando me olhas
Olhos nos olhos bem fundo
Como vejo que percebes
Tudo no mesmo segundo

Adoro como me abraças
Bem forte junto a ti
As tuas mãos no meu rosto
A mostrar que gostas de mim

Adoro o som pela casa
Que fazes com o teu brincar
Passos largos apressados
Que te fazem saltitar

Adoro o teu cheirinho
Acabado de acordar
Cheiro a bebé menino
Com sonhos de encantar

Adoro como me chamas
Quando queres um colinho
Dizes um ‘mamã’ mimado
E chegas-te bem de mansinho

Adoro todas as coisas
Que te fazem querer sonhar
Fábulas e histórias sem fim
Mal eu posso imaginar

Adoro mais do que tudo
Olhar para ti e ver
O filho que sempre pedi
Tudo o que queria ter.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Dia a dia...

Todos os dias nos surpreendes com façanhas novas e algumas delas bem jeitosas… ;)
Agora aprendeste a arrumar a máquina da loiça e não queres outra coisa, é melhor que qualquer brinquedo e deixas tudo de lado para poderes ajudar. Tiras os pratos, copos, tachos e Tupperwares com uma velocidade que mal conseguimos acompanhar!
Então hoje de manhã na casa da avó é que foi, coitada andou numa correria só para conseguir dar despacho aos pratos que saíam como por magia das tuas mãozinhas, parecia aquele desenho animado do Mickey em que a louça anda sozinha pelo ar…
Até tachos pesados tu consegues pegar só com uma mão e chegas a dar-te ao luxo de passar as coisas de uma mão para a outra! Claro que ao princípio quase não te deixávamos pegar em nada com medo que caísse alguma coisa, se partisse e te cortasses mas depois começamos a perceber que tu sabias muito bem como pegar e tens uma força que dá conta de tudo!
Adoras! Ficas tão feliz quando consegues tirar as coisas da máquina, quando parece que não chegas lá queres subir pelo tabuleiro acima e se te deixássemos aposto que conseguias… Depois quando a avó não consegue ser rápida o suficiente vais lá mostrar, com um ar apressado, o que tens na mão e a dizer, qual coelho da Alice, ‘DÁ, DÁ!’, tipo toma lá ou pensas que tenho o dia todo!!! É hilariante, muito bom mesmo, tanto que hei-de filmar! :)
Também gostas muito de ir buscar os sapatos ou pantufas à mamã e ao papá, ajudar a arrumar as compras quando chegamos a casa, limpar com um paninho o teu tabuleiro depois de comer, e tantas outras coisas… enfim és um ajudante e peras e os papás têm muito orgulho de ti!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Manic monday...

Depois de estar habituada a ter-te comigo dois dias inteiros no fim-de-semana eis que segunda-feira chega e tenho que te deixar novamente. Custa tanto…
Sei que estás bem, que ficas com a avó que te dá todo o miminho, brinca contigo, lê para ti, ouvem a tua musiquinha, aquela que te põe a dançar todo bem disposto, vêem os desenhos animados que gostas, que vais fazer uns soninhos bons, mas custa tanto à mesma…
E então logo de seguida penso como será quando ficares na escolinha, quando chamares mamã e eu tiver que te deixar para trás, quando ficares a fazer beicinho ou pior a chorar daquela maneira que me parte o coração…
Sei que vou aguentar por ti, por ti faço tudo, arranjo forças onde antes não existiam, movo montanhas se preciso for para te ver feliz…
Vai tudo correr bem, é o que digo para mim mesma todos os dias, vais ficar bem, vais começar a ter novos amigos, ganhar mais confiança em ti, deixar um pouco de lado essa tua timidez e daí a pouco vai ser difícil arrastar-te de lá! Isto é o que espero que aconteça, é o que digo todos os dias para me convencer, é o meu maior desejo, que fiques realmente bem.
Cresces a olhos vistos, já percebes tudo o que te dizemos, e agora tens umas piadas novas que nos tornam ainda mais babados, se tal é possível…
És muito vaidoso com os teus caracóis, e quando te dizemos ‘ O Gui tem uns caracóis tão lindos’ começas a enrolar os caracóis com os dedos e fazes um riso todo orgulhoso. Por vezes vais até ao espelho, dás um beijinho e dizes ‘Bebé’!
Depois acho que te apaixonaste por uma menina num dos teus livrinhos… Quando abres o livro está desejoso de chegar a essa página, depois ris-te envergonhado e quase que coras! Quando queremos avançar para outras páginas não nos deixas, mudas para a página da tua lindinha e ali ficas a desfazeres-te todo para ela!!! Começas cedo! ;)
Outra das novas piadinha é quando te perguntamos como fazes quando comes massinha e dizes ‘nhamm, nhamm, nhamm!’. Adoras massa e arroz, as tuas paparocas preferidas!
Estás tão lindinho, és um filhote tão querido… tenho muitas saudades tuas pipoca em mais uma ‘Manic monday’…

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Magias...

Ontem oferecemos-te um objecto mágico…
Estava embrulhado em papel como tantas outras prendas que já recebeste mas parecia que já sabias o especial que era. Pela primeira vez rasgaste o papel com aquele gosto a desconhecido, de curiosidade estampada nos teus olhos e de ansiedade pura enquanto não estava todo desembrulhado. Ficaste tão feliz, tão entusiasmado, os teus olhos brilhavam e agarraste-nos como que a agradecer tão valioso tesouro.
Depois começaste a parte da investigação, o que será isto? Abriste com cuidado e lá dentro encontraste novos pólos de interesse… hum, botões com bichinhos, e um pano macio por cima deles e depois o que é isto aqui??... Puxámos de lado uma gaveta, muito devagar para criar um certo grau de suspense, e tu muito atento a tudo… Tinhas mil e uma figuras desde princesas, dragões, bruxas, reis e rainhas, espadas, varinhas de condão, cavalos, príncipes e como não podia deixar de ser a panóplia de figuras da praxe… o capuchinho vermelho, os três porquinhos, o lobo mau, o pinóquio and so on… que podias colar sob o pano macio.
Ficaste com um sorriso malandro a olhar para nós antes de entrares nesse mundo só teu… Foste buscar o cartão do príncipe e juntaste-lhe o da Rapunzel, até aí tudo bem, mas depois começaste a baralhar tudo! Eles eram três porquinhos misturados com pinóquio, o Gepetto com o lobo mau, a bruxa má com o capuchinho vermelho… enfim uma confusão! ;)
Depois ainda juntavas os mais estranhos objectos, sapos e espadas por cima de caldeirões gorgolejantes acompanhados do rei e rainha, uma festança talvez…
Estivemos assim um bom bocado a brincar todos ao faz de conta, os cenários por ti criados eram sempre perfeitos apesar da balbúrdia que para lá ia, as figuras tomavam forma e a acção começava aos poucos a aquecer.
Este livro mágico permite todos os dias novas histórias em que inclusive eu, tu e o papá podemos ser personagens ao colar a nossa fotografia nuns cartões especiais. Podes embrenhar-te em paisagens idílicas, mares a perder de vista, florestas cerradas de verde ou então quem sabe na casinha da história do Hansel e Gretel. Depois escolhes os teus heróis e os objectos necessários para a aventura começar, tudo com sons à mistura!
E que aventuras vão ser!...

domingo, fevereiro 12, 2006

Apanhada!!!

Pois é... Fui apanhada por esta menina por isso aqui vai:

4 empregos que já tive
- Explicadora
- Monitora em colónia de férias
- Programadora (seguros e banca)

4 filmes que posso ver vezes sem conta
- A lista de Schindler
- A vida é bela
- Africa minha
- O império do sol

4 livros que posso ler vezes sem conta
- Alquimista de Paulo Coelho
- Paula da Isabel Allende
- As pontes de Madisson County de Robert James Waller
- Cem anos de solidão de Garcia Marquez

4 sítios onde vivi
- Lsboa
- Sintra
- Cascais
(foram só 3)

4 séries televisivas que não perco
(agora infelizmente perco muitas vezes...)
- CSI
- Os sopranos
- Sete palmos de terra
- ER(Serviço de urgencia)

4 sítios onde estive de férias
- Puerto Plata (República Dominicana)
- Cuba
- Santorini (Grécia)
- Paris

4 dos meus pratos preferidos
- lasanha
- bacalhau à lagareiro e os outro todos também com excepção de "à brás"...
- massas de todo o tipo e feitio
- Feijoada à Transmontana

4 websites que visito diariamente
- www.blogger.com
- www.bebes.clix.pt
- www.sapo.pt
- www.google.pt

4 sítios onde gostaria de estar agora
- Brasil
- Andorra
- Nepal
- Maldivas

4 bloggers que desafio a fazer este inquérito
Todos aqueles que me visitam e ainda não o tenham feito... devem ser poucos já! ;)

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

À espera do Fim-de-Semana!


Corres apressado pela casa fora, passo após passo, andar trapalhão que quase te faz tropeçar. Já suas por todo o lado, os pés já mal tocam o chão, isso não interessa, queres apanhar-me, agarrar a tua mamã…
Jogámos assim à apanhada ontem, primeiro eu atrás de ti e depois o contrário. Apanhaste-me! Rias a bom rir, gargalhadas soltas pela casa, barulho a que já nos habituámos, sem o qual não podemos passar.
Gostas quando brincamos assim, brincadeiras de menino crescido com os papás. Finjo que não te vejo quando te escondes por detrás da porta, encolhes-te todo, barriga para dentro para depois surgir só um pedacinho da cabeça, só vejo dentinhos brancos a aparecerem e um olhar malandro de miúdo reguila. Depois foges… Foge, foge que a mamã vai-te apanhar… corre! E tu pões o turbo, pés para que te quero, passos largos e rápidos, pum, pum, pum no chão de madeira… de vez em quando olhas para trás como os atletas quando estão a chegar à meta, estou quase ao pé de ti e tu estacas a olhar para mim, respiração ofegante, olhar brilhante e sorriso aberto esperando já o desenlace do costume… Apanhei-te! Então agarras-te a mim, sobes pelas pernas a pedir colinho ou então dás-me um xi daqueles bem apertadinhos que me aquecem até nos dias mais frios...
É tão bom brincar contigo, ser criança sem culpas, sem preocupações. Nesse mundo de brincadeiras, de correrias sem fim, de bolas e mais bolas a voar pelo ar somos livres os dois para sermos o que quisermos, para gritarmos de alegria, para fazermos caretas, para nos rirmos de tudo e de nada. Até para estarmos em silêncio já no merecido descanso do guerreiro…
Mal posso esperar para te ter assim durante dois dias inteiros. Vamos os três, porque o teu papá faz sempre parte da pandilha, arriscar aventuras novas, passear por aí e divertimo-nos muito!
Agora só falta mesmo é o fim-de-semana… ajudas a mamã a pedir?! ; )

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Simples... ou talvez não!

Aos meninos do Pré-Escolar fizeram a seguinte pergunta:

"Em que direcção vai o autocarro que se mostra abaixo ?"



Olha cuidadosamente para o desenho.





Sabes a resposta ?


As únicas possíveis respostas são "esquerda" e "direita".






Pensa...






Ainda não sabes ?






Ok, vou dizer-te !

Todas as crianças responderam "esquerda".



Quando perguntaram:
"Porque é que vocês pensam que o autocarro desloca-se para a esquerda ?"


Eles responderam:

"Porque não se consegue ver a porta."

Sentiste-te um estúpido, certo ?


Eu também... eheheh

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Lembranças

Paras. Esperas já mal contendo um riso que aparece de mansinho por detrás da chucha e se torna num largo sorriso de pura felicidade.
É sempre este o ritual quando chegamos a casa e esperamos que o portão se abra à nossa frente. Ficas imóvel, em suspenso, sabendo perfeitamente que um segundo antes de avançarmos nos viramos sincronizados para trás e te “apanhamos”… É para ti um dos momentos esperados do dia, um dos teus jogos preferidos, estás em casa finalmente com os teus papás e o prazer está estampado na tua face.
São estes pedacinhos de tempo que guardo comigo enquanto estou longe de ti. Faço com que durem o dia todo, vou repescá-los quando mais preciso, quando as saudades parecem dar conta de mim, quando só penso nos teus bracinhos bem apertados à minha volta.
É pena que todos estes momentos tão especiais, para ti e para nós, sejam esquecidos por ti em breve. Não te vais lembrar da maneira como pões a cabecinha de lado para nos fazeres sorrir, ou de quando chegas a casa e vais buscar as pantufas da mamã e do papá, ou até de como dizes adeus quando vais para o teu soninho…
Sei que mais tarde vais começar a falar e a dizer por palavras tudo aquilo que agora nos dizes de outras maneiras mas também vais estar mais independente e esta fase vai ficar lá para trás, esta fase meiguinha e apegada que nos enche tanto por dentro.
Temos tentado filmar-te de vez em quando para que todas estas memórias não se percam connosco, para que te “conheças” desde muito cedo e para que também nós te possamos ter outra vez bebé, viver de novo todas as tuas gracinhas e miminhos.
Coisas de papás babados… :)

domingo, fevereiro 05, 2006

Pestinha ou anjinho??


Este sábado acordaste por volta das 9h30 da manhã, tomámos todos o pequeno-almoço e fomos pela primeira vez desde há quase dois meses fazer a tua aulinha de natação.
Estava com um certo receio porque já há algum tempo não ias e sei bem que nesta idade tudo foge da memória tão depressa como lá entrou...
Fomos ainda dar uma voltinha de carro e a meio do caminho já ias a dormir tão calmo, tão descansadinho que até estava com pena de te acordar.
Mas estava quase na hora da aulinha e tinha mesmo que ser, acordaste bem disposto e lá fomos para o despe/veste do costume com um calor infernal e húmido como era já habitual. Achaste uma piada à touca da mamã e quase nem me conheceste com ela! Ficas tão querido com o teu calçãozinho de banho e touca... Adoro!
Depois lá fomos nós para a piscina, rias-te enquanto te balouçava para um lado e para o outro e adoraste agarrar-te a mim bem apertadinho. Sabe tão bem sentir-te assim... :)
Exercicios com bolas, marcaste uns belos golos para dentro da baliza e depois saltinhos de canguru para lá e para cá... Sobes quase sozinho da piscina para fora e já dás saltos para dentro da piscina onde estou à tua espera.
Chegou então a parte que eu mais receava...os mergulhos! UM,DOIS,TRES! E lá foste tu todo debaixo de água, levantei-te, vinhas com os olhos e boca muito abertos e desataste a rir... um riso lindo cheio de dentinhos e muito molhado!
A aula acabou assim contigo, fomos tomar uma chuveirada os dois juntos e tu, que nunca deixavas, portaste-te como se já fosses um menino crescido. Shampoo, gel duche, água a cair a jorros e tu rias-te e rias-te abraçado a mim. Pusemos o creme no corpinho todo, penteei-te, sequei-te o cabelo todo e tu sempre a sorrir, calmo e bem disposto.
Ontem o meu pestinha transformou-se num verdadeiro anjinho com elogios inclusivé de outras mamãs e eu a pensar "Mas quando é que o meu pestinha volta?!"
Hoje ainda não apareceu... será que estás tornar-te num lindo anjinho?... :)

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Que mundo este...


Acabei de ver hoje um mail que me indignou tanto, que me revolveu as entranhas de tal maneira que se visse alguém daquela gente à minha frente sei bem o que faria…
É um mail que traz umas fotografias de um rapaz iraniano com cerca de 4 ou 5 anos a ser castigado por ter roubado um pão. São imagens que ficam gravadas, imagens que fazem sofrer quaisquer pais, infelizmente por tantas histórias que sabemos talvez não quaisquer pais, mas pais que se possam verdadeiramente chamar de pais… Mulheres e homens que fazem tudo pelos seus filhos, que os amam incondicionalmente acima de todas as coisas, que davam a vida por eles sem hesitarem um só segundo, que mesmo quando erram, erram por acharem que seria o melhor para eles, que davam tudo o que têm só para os verem felizes… Pais.
Essas imagens mostram uma criança, um miúdo como tu, em nada diferente, apenas com o azar de nascer no sítio errado, a ser torturado, sim porque um carro a passar por cima de um braço, que penso ter usado para tirar o pão, só pode por pessoas normais ser chamado de tortura…
Fico doente, mesmo doente por saber que tantas mas tantas crianças passam por verdadeiras torturas como aquela e ainda piores infelizmente…
Que tipo de pessoas, pessoas não, animais, conseguem ficar impassíveis a olhar aquilo tudo como se nada fosse, como se fosse o mais normal do mundo…
Que mundo este a que chegámos, que raio de raça é esta que deixa as suas crianças sofrer com torturas, com fome, com frio… Chego às vezes a achar que as que têm mais sorte são as que não sobreviveram logo à partida… que triste pensamento este.
Sei que só mais tarde vais entender o que escrevi hoje mas sei também que vais ser o meu companheiro de luta contra todas estas injustiças… Podemos fazer pouco, podemos ser só uma gota no oceano mas pouco a pouco faz-se a diferença, já dizia o ditado grão a grão…

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Pleeeeeeease!!!


Nunca mais chega o momento de estar contigo a tempo inteiro...
São quase tão fofos como tu! :)

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Cry my eyes out...


Ando uma verdadeira piegas! Eu que até nos filmes em que todos largavam baba e ranho me controlava e aguentava sem uma única fungadela agora fico lavada em lágrimas… Não consigo mesmo fazer-me de forte, os olhos enchem-se de água quando menos espero!
Ainda hoje bastou-me pensar em ti a entrar na creche para o ano que vem para imaginar logo um grande filme contigo a um canto, tristinho, com a lágrima a cair pela tua carinha, um beicinho lindo que vi pela primeira vez na ecografia das 12 semanas e a chamar mamã…
Mesmo em acontecimentos felizes, imagino-te na tua primeira festinha da escola, aquelas em que representas qualquer coisa ou em que cantas ou danças, e mais uma vez um mar incontrolável toma conta dos meus olhos e quanto mais tento evitar ou conter pior é! Pareço uma Maria Madalena e só me lembro de estar assim quando estive grávida e sabendo perfeitamente que não o estou é bem pior porque nem as hormonas posso culpar e despreocupar-me dizendo que vai passar.
Não está e já acho que não vai passar!!!
Conforme vamos ficando cada vez mais “dependentes” um do outro fico mais e mais piegas… não sei se é normal, se a maioria dos pais passa por isso mas eu realmente não me consigo controlar! Torna-se até embaraçoso, basta haver alguma notícia, filme ou história que meta crianças que “pumbas”, nem dá hipótese e o pior é que tanto é para o bom como para o mau, não sei bem como me vou safar desta…
Vamos lá ver se o tempo como em quase tudo dá conta do recado...
Entretanto I'll cry my eyes out!